FUNCAGUA FUNDO DA ÁGUA - GUATEMALA - Fondos de Agua
  • A água, como recurso natural, é estratégica para o desenvolvimento. Está vinculada a todas as atividades humanas e econômicas uma vez que é indispensável para garantir a qualidade de vida e o bem-estar das populações.
  • A água é chave para Guatemala: para o consumo humano, a atividad agrícola, o turismo e a geração elétrica, assim como para outras atividades econômicas e sociais que permitem o desenvolvimento do país.
  • É vital contribuir para a proteção dos ecossistemas que fornecem água doce para a Guatemala e para toda a região latino-americana para garantir nosso futuro.

Contexto país

Devido a sua posição geográfica, a Guatemala está no trânsito dos ventos úmidos que são originados no Mar Caribe e no Oceano Pacífico, e como consequência, e de acordo com os balanços anuais da água (volumes médios anuais), o país conta com uma quantidade significativa de água que supera em forma abundante a demanda do recurso. (Diagnóstico da Água das Américas, IANAS).

A disponibilidade média anual da água superficial e subterrânea é calculada em 97.120 milhões de m3.

Apesar da disponibilidade anual da água superficial e subterrânea, evidências físicas tais como rios secos no litoral sul e lagos em processo de desaparecimento no sudoeste, além do aumento das demandas da população por um melhor serviço de água potável, especialmente na área metropolitana, e os crescentes conflitos pelo uso da água em vários pontos do país, indicam que existem zonas e períodos com importantes déficit, que ainda não podem ser identificados com segurança porque o sistema nacional de informação ainda não produz a informação hidrológica necessária, que consiste em balanços mensais, mas unicamente tem gerado balanços médios anuais em 1975 (INDE), 1992 (UNESCO-INSIVUMEH) e 1994 (PLAMAR).

Contexto da Regiãon Metropolitana da Guatemala

Estima-se que a Região Metropolitana da Guatemala tenha uma população aproximada de 3 milhões de habitantes e um PIB per capita de Q 51.534 anuais (USD 7.000), o que a converte no maior núcleo urbano e mais produtivo da América Central. Compreende o conjunto das áreas urbanas de 12 municípios, incluindo Guatemala, Villa Nueva, Mixco, Santa Catarina Pinula, San Miguel Petapa, Amatitlán, Villa Canales, San José Pinula, Fraijanes, Chinautla, San Juan Sacatepéquez e San Pedro Sacatepéquez.

A demanda de água cresceu com o aumento da população e de seus níveis de consumo. Segundo um estudo realizado por EMPAGUA, só para o município da Guatemala existe um déficit na capacidade de produção hídrica equivalente a 150 mil metros cúbicos diários (uma capacidade de produção aproximada de 550.000 m3 diários e uma demanda aproximada de 700.000 m3), sem contar a oferta e a demanda dos outros municípios conurbados. O anterior propõe desafios contundentes para todos os setores sociais.

A provisão do serviço de água da Região Metropolitana da Guatemala depende tanto de 16 sub-bacias localizadas na mesma Área Metropolitana, que representan mais de 91% do consumo, como da água que vem de 4 sub-bacias fora da área metropolitana, basicamente do sistema Xayá-Pixcayá.

Para contribuir para o abastecimiento de água da Região Metropolitana da Guatemala e seus habitantes, a Aliança Latino-Americana de Fundos da Água convocou desde 2012 atores públicos, privados e da sociedade civil para se unirem com a missão de conservar e preservar as fontes de abastecimento da água superficial e subterrânea, em benefício das pessoas e da natureza.

As bacias geridas de forma sustentável ajudam a regular de forma mais eficiente a qualidade e a quantidade da água para o consumo humano, agrícola, comercial e industrial, promovendo uma melhor infiltração, regulando fluxos superficiais e retendo naturalmente sedimentos e contaminantes. Os Fundos da Água, como mecanismo financeiro e de governabilidade, ajudam a proteger este recurso vital para as cidades e para seus habitantes.

Fundação para a Conservação da Água da Región Metropolitana da Guatemala – FUNCAGUA

A FUNCAGUA é o resultado do esforço conjunto de instituições privadas, da sociedade civil e do setor de educação, que compartilham uma visão comum para o futuro: contribuir para proteger as fontes de água que abastecem de água a mais de 3 milhões de pessoas que habitam na Região Metropolitana da Guatemala, contribuindo para o desenvolvimento e bem-estar sustentáveis da região.

Bacias Prioritárias da FUNCAGUA

A FUNCAGUA promoverá a conservação e restauração a longo prazo de áreas que incluem: o nordeste das áreas 17 e 18 da Guatemala; os barrancos entre Mixco e Chinautla; os altos de Mixco, incluindo o Cerro Alux; altos de Bárcenas, entre Villa Nueva e Amatitlan; os barrancos da Guatemala, particularmente nas áreas 11, 13, 15 e 16; o pé de monte de Santa Catarina Pínula e Villa Canales; as colinas e barrancos em San Jose Pínula e o norte de Fraijanes; e áreas de Montanhas e Barrancos em Tecpan, Zaragoza, Santa Cruz Balanya entre outros municípios do Sistema Xayá-Pixcayá. As áreas foram priorizadas com base em um modelo de áreas de intervenção, utilizando critérios de topografia, escoamento, precipitação, infiltração e reabastecimento, entre outros.

Financiamento

A FUNCAGUA conseguiu mobilizar aproximadamente Q 5 milhões (USD 675.000) como capital semente para iniciar operações e a implantação inicial de projetos piloto especialmente de proteção de solos e bosques, que contribuem diretamente para a conservação da água.

Objetivos da FUNCAGUA:

  • Contribuir para melhorar o reabastecimento potencial dos aquíferos na Área Metropolitana;
  • Reduzir o escoamento e, portanto, o risco de deslizamentos por eventos hidrometeorológicos extremos;
  • Gerar uma maior consciência e educação entre os distintos usuários de água ao redor da problemática associada à escassez e às possíveis soluções a esta;
  • Melhorar a capacidade de gestão de recursos financeiros a favor da conservação da água na região metropolitana e;
  • Monitorar o entorno vinculado à gestão integral hídrica na Área Metropolitana.

Os sócios fundadores da FUNCAGUA são:

  • Central America Bottling Corporation (cbc),
  • Cervecería Centroamericana,
  • Cementos Progreso,
  • Coca Cola FEMSA,
  • Grupo Cayalá,
  • Corporação Multiinversiones,
  • Pantaleón e
  • The Nature Conservancy (TNC).

Recentemente a FUNCAGUA acolheu como sócios o Instituto Privado de Pesquisa sobre Mudança Climática, a Fundação Defensores da Natureza e a Câmara de Construção da Guatemala.