Fundo da Água Brasil - Fondos de Agua

BRASIL

O Brasil possui 12% da água doce do planeta Terra. Este recurso é distribuído desigualmente em todo o território nacional, cuja extensão territorial varia de 5 º de latitude norte até 34 ° de latitude sul, e inclui uma variedade de climas e influências climáticas da região equatorial e frentes frias que se originam em a área da Antártida.

Como em outros países e regiões do mundo, os usos que os brasileiros dão a água são diversos e a intensidade de seu uso, especificamente no Brasil, está relacionado com o desenvolvimento econômico, social e agrícola em 12 bacias hidrográficas.

Entre os usos consuntivos estão o abastecimento público (urbano e rural), a indústria e a irrigação. Em os usos não-consumistas, podemos citar a energia hidrelétrica, pesca, navegação, agricultura, turismo e a recreação.

Os principais problemas de poluição da água, como resultado de diversas atividades econômicas e os usos múltiplos da água são: o aumento da toxicidade de águas superficiais e subterrâneas, a eutrofização dos rios e reservatórios que produzem o crescimento excessivo de cianobactérias que por sua vez, faz com que a poluição orgânica das fontes de água, especialmente perto de grandes cidades e regiões metropolitanas aumente.

MAIS INFORMAÇÃO