Fundo de Água de Cartagena - Fondos de Agua

Sobre o Fundo de Água de Cartagena

O Fundo de Água de Cartagena das Índias foi lançado em setembro de 2016. Esse fundo busca ser um mecanismo financeiro de longo prazo que auxilie a reduzir as pressões antrópicas sobre os recursos naturais e o sistema de abastecimento de água da cidade de Cartagena, que é o Canal del Dique e seu sistema de lagoa.

O Fundo de Água de Cartagena é uma parceria público-privada em que participam o prefeito de Cartagena, Cardique Acuacar, a The Nature Conservancy, representando a Parceria de Fundos de Água da América Latina, a Fundação Grupo Argos, a Fundação Promotora do Canal del Dique, a Fundação Mario Santo Domingo e a Câmara de Comércio de Cartagena.

A cidade de Cartagena aumenta o risco de abastecimento de água causada pela degradação dos ecossistemas: pesca e caça indiscriminadas, desmatamento, aumento de pastagens para o gado que diminuem as zonas de fronteira das fontes de água, atividades de mineração e pedreiras, descargas de águas residuais, produto de dejetos humanos oriundos de conexões erradas. O conjunto de tudo isso, somado às condições sociais na área de estudo, principalmente comunidades com altos índices de pobreza e necessidades básicas não satisfeitas, que dependem do uso intensivo de recursos naturais e insustentáveis, tem gerado tensões sociais e um sentimento de abandono e inconformismo, o que aumenta o risco no fornecimento de água.

O Fundo de Água de Cartagena é um mecanismo financeiro voltado para a conservação e restauração de áreas estratégicas do sistema de abastecimento da cidade de Cartagena, que procura integrar e coordenar as comunidades locais do sistema lagunar Juan Gomez Dolores com atividades para a conservação e uso sustentável dos recursos naturais, por meio da implementação de projetos alternativos.