Fundo de Água de Cúcuta – Aliança Biocuenca - Fondos de Agua

A Aliança BioCuenca foi lançada em junho de 2016 para proteger as fontes de água da cidade de Cúcuta, que fica ao norte da Colômbia. A criação desse Fundo de Água é um exemplo perfeito de como a Parceria de Fundos de Água da América Latina está inspirando outros grupos a tomar medidas para proteger as bacias hidrográficas que fornecem água para milhões de pessoas.

O Fundo de Água irá beneficiar quase 1 milhão de habitantes na cidade de Cúcuta e em vários municípios vizinhos por meio de ações de conservação nas bacias dos rios de Zulia, Pamplonita e ajudará na proteção do Páramo Santurbán, um ecossistema vital seriamente ameaçado pelo gado, pela agricultura e mineração.

Pela primeira vez se realiza um processo de transferência de conhecimento para que um parceiro — Good Stuff International — lidere o projeto, a negociação e a criação do Fundo de Água, contando com as ferramentas e a experiência da Aliança de Fundos de Água da América Latina, que inclui: replicar o modelo do Fundo de Água (racionais, estrutura, parceiros). Utilizar ferramentas técnicas comuns, tais como modelos hidrológicos (RIOS, INVEST) na fase de projeto, entre outros; usando como referência e exemplo os Fundos de água existentes na Colômbia e América Latina.

O papel da The Nature Conservancy é fornecer orientação e apoio técnico, participar de reuniões regulares e das negociações com as partes interessadas, revisar os produtos técnicos, etc.