Fundo de Água Yaque del Norte - Fondos de Agua

DESCRIÇÃO

A bacia do Rio Yaque do Norte é a mais longa do país, com 7.053 km2 equivalente a 14,6% do território nacional. Ele pode ser subdividida em uma bacia superior que vai desde o nascimento até Jarabacoa onde se junta com o Jimenoa com uma inclinação média de 4,8% e uma distância de 42 km; uma bacia média que vai desde o Jarabaco á Santiago, que é caracterizada por mudanças de direção com setores favoráveis para o represamento da água, como no caso de Taveras, e tem uma distância de 85 km e uma inclinação média de 0,54%; e numa bacia inferior que vai de Santiago para o Oceano Atlântico com uma distância de 169 km e uma inclinação média de 0,09% numa planície aluvial entre a Cordilheira Central e a Cordilheira Septentrional que recebe uma precipitação anual de 600-1000mm.

A bacia Yaque do Norte é uma bacia proeminente agrícola em que 80% da água é consumida pelo setor agrícola, enquanto que 11,6% é consumida pelo setor urbano (doméstico, comercial, público e industrial).

USO Y COBERTURA

A cobertura mais importante na bacia do rio Yaque do Norte Rio é a floresta, que abrange cerca de 52% da sua superfície, onde a floresta seca é responsável por 15,90%, a floresta de coníferas e a floresta de nuvem de 27% e 4,27% a floresta de nuvem. Estes são seguidos por importantes áreas agrícolas, que representam 20% da bacia, seguido pelas áreas de mato e pastagem com 17%. Cerca de 7% é composto de outros usos, tais como colheitas permanentes, mangues, áreas povoadas, etc.

BENEFICIÁRIOS

Espera-se que mais de 1,7 milhões de pessoas sejam beneficias dos investimentos em conservação das bacias hidrográficas que vai ser implementadas pelo Fundo da Água Yaque do Norte. Da mesma forma, existem empresas que usam a água em seus sistemas de produção ou desenvolvimento de produtos que vão ser beneficiadas da melhoria da qualidade da água e fornecimento sustentável. Á redução da sedimentação será uma grande contribuição para a operação de hidrelétricas e reservatórios de armazenamento para as empresas de geração de energia.

ATIVIDADES

  • Restauração de ecossistemas com espécies nativas e endêmicas de plantas que podem recuperar as funções de produção de água de florestas.
  • Vegetação das margens de rios e córregos para reduzir os sedimentos que entram no sistema de água e beneficiar a restauração do fluxo de energia e cadeia alimentaria.
  • Melhorar áreas de produção de café incentivando o café de sombra e o plantio de árvores em plantações de café e cacau.
  • Reduzir o impacto causado pelo gado através da introdução de técnicas de manejo sustentável
  • Programa de treinamento e educação ambiental.
  • Facilitar o processo de governança participativa na gestão da bacia hidrográfica.

ORGANOGRAMA DOS FUNDOS DE ÁGUA