IMPACTOS - Fondos de Agua

IMPACTOS

RESULTADOS E IMPACTOS 2011 – 2016

Indicadores

ESTADO DO CICLO DOS PROJETOS DE FUNDOS DE ÁGUA

A Aliança Latino-Americana de Fundos De Água tem como objetivo a criação e fortalecimento de 43 Fundos ao longe da região. No momento conta com 18 Fundos de Água na etapa de operação e outros 25 nas diferentes etapas: pre-falibilidade, desenho, criação, operação e consolidação.

IMPACTO DOS FUNDOS DE ÁGUA

IMPACTS OF WATER FUNDS IN POPULATION

APOIO FINANCEIRO – US´000

RENDA POR PROGRAMA

Programas locais

  • NASCA – Northern Andes & South Central America
  • AFCS –  Atlantic Forest & Central Savannas
  • MNCA- Mexico & Northern Central America
  • SANDES – Southern Andes
  • Caribbean

RESULTADOS E IMPACTOS

APOIO FINANCEIRO 

Os fundos de Água são o resultado do esforço conjunto entre os setores público, privado, acadêmico e a sociedade civil, compartindo uma mesma visão para o futuro: proteger as fontes de água para as pessoas, contribuindo assim para seu desenvolvimento e bem-estar sustentável.

LEVANTAMENTO DE FUNDOS​ 

AVANÇO FINANCEIRO DE CADA FUNDO DE ÁGUA

A parte financeira é fundamental para a sustentabilidade dos Fundos de Água. Tanto a Aliança Latino-americana de Fundos de Água no nível regional como cada Fundo no nível local estão permanentemente executando estratégias para atrair recursos e promover a inclusão de novos aliados.

PAISES COM MAIOR AVANCE NA IMPLEMENTAÇÃO DE ATIVIDADES DE CONSERVAÇÃO

Cada Fundo de Água se encontram na etapa de desenvolvimento diferente. Ao momento, os países que registram maior implementação no campo são:

Número de hectares intervindas e atividades realizadas

Todos os Fundos de Água implementam atividades tracionais de conservação (como reflorestação, restauração de solos, construção de cercas, etc) além das atividades de controle e vigilância. Cada fundo pode incluir também outras atividades especificas como a construção de estruturas urbanas que ajudem a captar e reter a água que escorre até a cidade e que se aproveite em outro usos, etc.

No seguinte quadro se mostram as atividades tradicionais, principalmente.

  • Áreas públicas: Acordo de cooperação institucional com as entidades públicas a longo prazo, cujo objetivo é gerar apoio para melhorar o maneio das bacias de água. Ex: Parques Naturais.
  • Áreas privadas: Acordo de cooperação para a conservação dos ecossistemas e bacias hídricas com os proprietários de terras nas partes altas; definindo responsabilidades e incentivos. Esses acordos tem como objetivo garantir a permanência das atividades de conservação no tempo.

FAMILIAS RECEBEM PAGAMENTO PELOS SERVIÇOS AMBIENTAIS

Em alguns países os Fundos de Água implementam um modelo de pagamento pelos serviços ambientais para as famílias localizadas na parte alta da bacia que incidem diretamente na sua conservação. Várias famílias receberam este benefício encontrando assim atividades econômicas alternativas com apoio nas atividades de proteção das bacias.

Número de hectares totais priorizadas em cada Fundo de Água, famílias beneficiadas diretamente e população nas cidades que se abastecem das bacias de água onde implementam projetos de conservação dos Fundos.

  • Em 2014, foi assinada uma carta de intenção para iniciar a criação do Fundo de Água de Costa Rica. Em Abril, o Ministério de Ambiente da Costa Rica, FUNDECOR (Fundação para o Desenvolvimento da Cordilheira Vulcânica Central) y CRUSA (Fundação Costa Rica – Estados Unidos para a Cooperação) assinaram este acordo com o objetivo de apoiar e promover o Fundo de Água de San José. Este Fundo é parte da Aliança Latino-americana de Fundos de Água que conta também com o apoio da Coca Cola FEMSA.
  • Em Dezembro de 2014, foi assinada a carta de intenção do Fundo de Água de Guayaquil, Equador. A empresa pública de Água e Rede de Esgoto EMAPAG-EP, junto com outros importantes atores locais, será a encarregada de promover esta iniciativa.  http://www.fondosdeagua.org/es/guayaquil-comprometida-con-sus-fuentes-de….
  • Durante o 2014, a Aliança Latino-americana de Fundos de Água participou em 7 eventos internacionais: Foro Econômico Mundial (FEM), Assembleia GEF, Semana Mundial da Água (WWW), FIMA (Foro Mundial do Medio Ambiente), TNC Water Summit, Iniciativa Global Clinton (CGI), IUCN Congresso Mundial dos Parques (WPC).
  • De esses eventos, a Semana Mundial de Água (WWW) e o FIMA tiveram a maior atenção dos médios de comunicação. Médios como El Espectador, RS Notícias, El Colombiano e Blue Radio da Colômbia no caso do FIMA, enquanto que na WWW as redes sociais tiveram uma grão presencia com o hashtag #respetoalagua.